Olá galera do +maisesporte!
Terminou a temporada 2015-2016 do campeonato italiano. Neste final de semana foram disputados os últimos jogos da temporada.
No sábado, 14 de maio, aconteceram os jogos da ponta de cima da tabela. Roma e Napoli entraram em campo disputando o vice e a vaga direta para a fase de grupos da Liga dos Campeões. E o Napoli levou a melhor, manteve a segunda posição e a Roma vai ter que começar sua jornada na Champions antes da fase de grupo.
Outra disputa interessante do sábado foi a vaga de sexto colocado. Milan e Sassuolo tinham interesse nela e o Sassuolo acabou ficando com ela. Agora a equipe da Emilia-Romagna torce para a Juventus ser campeã da Copa, para ela herdar a vaga na Liga Europa. Isso é possível pois, diferente do que dissemos durante a temporada, que se o Milan fosse vice campeão da Copa da Itália tinha vaga garantida pela Juventus estar na Champions, o regulamento mudou e caso o campeão do torneio já tenha a sua vaga garantida no campeonato nacional, a vaga respectiva da Copa da Itália fica para o sexto do campeonato (algo que aconteceu recentemente no Brasil, quando o Atlético e o Cruzeiro decidiram a Copa do Brasil, com o Cruzeiro já campeão Brasileiro).
Então, no próximo sábado, o Milan joga a salvação da temporada, para não ficar mais um ano fora das competições europeias.
No domingo, tivemos a disputa contra o rebaixamento. Em Palermo, Palermo e Verona poderiam fazer um jogo de compadres: um empate livraria o time da Sicília e automaticamente renderia mais dinheiro, pelas regras da Lega, para o já rebaixado Verona. No outro lado estaria o Carpi, que teria que vencer a Udinese fora e torcer para o inesperado acontecer no outro jogo.
Só para entender a história do Verona. Na Itália, os times rebaixados recebem uma cota pré-definida e depois, o dinheiro que sobra, é dividido entre os clubes de acordo com o número de vezes que estiveram na primeira divisão nos últimos quatro anos. Então se caísse Verona (que disputou as últimas três séries A), Frosinone e Carpi (dois times estreantes), o bolo para o Verona seria maior do que se, ao invés de um estreante, estivesse o Palermo, que dos últimos quatro anos, só não disputou uma vez a primeira divisão.
E aí, no final, o Carpi venceu, mas o Palermo também, definindo Verona, Frosinone e Carpi como os rebaixados. Para esses lugares, já sabemos que Crotone (estreante) e Cagliari (campeão em 70) sobem. A última vaga sai de um playoff, que só termina em Julho.
Veja então os resultados da rodada e a classificação final da Serie A TIM





0 comentários:
Postar um comentário