Olá galera do +maisesporte!
Hoje venho aqui fazer um post diferente. Trata-se de uma resenha do mais novo canal de streaming online com conteúdo esportivo: o Serie A Pass, plataforma que vai transmitir o campeonato italiano da temporada 2018-2019.
#maisesporte
#SerieATIM
#serieapass
O imbróglio
Para começar, precisamos lembrar a origem da história toda. Ao final da última temporada, venceram os contratos em vigor dos direitos de transmissão e novos acordos foram fechados. A empresa IMG comprou os direitos de transmissão para fora da Itália para o triênio 2018-2021 e passou a negociar com as emissoras de TV. No Brasil, estavam interessadas a Sportv, a ESPN, o Esporte Interativo e a RedeTV!. Mas até o dia de hoje, nenhuma entrou em acordo com a IMG para a transmissão.
Visto que em outros mercados também aconteceu essa dificuldade, a empresa criou o Serie A Pass, um serviço de streaming dos jogos do Campeonato Italiano, em especial, para os países em que não conseguiu vender os direitos de TV.
Assim, os fãs do futebol italiano aqui do Brasil, como nós do +maisesporte, não ficam sem ter alguma opção para ver os jogos do Calcio.
Como é o serviço?
O serviço é similar ao Netflix ou outros sites pay-per-view de streaming: você assina o conteúdo e tem direito a assisti-lo pela internet no computador, nos dispositivos móveis ou pela TV através de aplicativos como o Google Chromecast e o Apple TV.
São duas modalidades: a mensal, com valor de 7,99 euros por mês, ou anual, custando 49,99 euros anuais. Em qualquer uma das assinaturas, você ganha 7 dias grátis para experimentar e pode cancelar a qualquer momento sem pagar taxa nenhuma. Caso cancele dentro dos 7 dias, você não paga nada. Porém, caso esqueça de cancelar, as renovações acontecem automaticamente.
Para pagamento, serve qualquer cartão com bandeira internacional (Visa ou MasterCard). Eu consegui fazer com o meu cartão que uso no dia a dia sem problemas.
O que ele oferece?
Quem assina tem acesso aos seguintes conteúdos:
- Todos os jogos ao vivo da temporada e replays na integra deles para assistir a qualquer hora.
- Compactos de 15 minutos com os melhores momentos de todos os jogos
- Programas especiais produzidos pela Liga, como o Total Italian Football, com o Pré-Rodada e o Pós Rodada
- Alguns replays de melhores momentos de jogos de temporadas anteriores
Prós e Contras: a nossa análise
Durante essa semana, estive analisando tudo que foi postado na internet sobre essa situação da transmissão dos jogos do italiano, da falta de emissoras no Brasil, dos valores e tal e cheguei a conclusão pessoal de que, se você gosta do futebol italiano e acompanha todos os jogos, vale a pena ter o serviço e vamos explicar por que.
Primeiro o fato de que lá você vai assistir a todos os jogos. Ou seja, se você é fã da Atalanta, do Bologna, da Sampdoria, do Chievo, irá ver jogos que não passariam na TV a cabo do Brasil, que geralmente foca só em Juventus, Inter e Milan, com exceções para Roma, Lazio e Napoli.
Aí vem o que seria o ponto negativo, como destacado nessas matérias que li: "As narrações no Serie A Pass" são todas em Inglês. Sim, é tudo em Inglês, mas se levarmos em conta que aqui no Brasil, muitas vezes a gente assiste o jogo no mudo, porque o narrador da partida ou o comentarista é um cara que não gostamos, ouvir com a narração de alguém que a gente nem entende o que está falando, pode ser algo interessante e divertido.
E tem outro detalhe também: quem for parar para ligar o aplicativo para assistir o jogo, é porque quer assistir a partida mesmo, diferente da TV, em que muitas vezes deixamos ligado no jogo e quando sai um grito mais alto do locutor, a gente corre para ver o que foi. Então, essa questão da narração em inglês é o de menos.
E por fim, tem a vantagem que na TV, se você não tiver aquele recurso da operadora para gravar, você não pode assistir a hora que quiser, igual no app, nem precisa programar nada. É só chegar, abrir a página, escolher o que quer ver e se divertir.
O preço é caro?
Vamos falar do que mais interessa: o valor do pacote. Claro que para nós brasileiro, o valor em euro convertido para real assusta. Na cotação média atual, de 4,50, os valores ficam em 36 reais o mensal e 225 o anual (atualizando, na cotação no dia que debitou no meu cartão, deu 246,39 reais, porque alguns carões convertem primeiro o valor de euro para dólar e depois do dólar para real). Mas vamos comparar com alguns serviços disponíveis no ramo atualmente:
Começamos com NBA League Pass. Lá há diversos pacotes, diário, semanal, para acompanhar um time só e com todos os jogos. Este está em 38 reais o preço mensal para assistir só os playoffs e a Liga de Verão. Para assistir a temporada regular que começa em outubro, você paga outra assinatura, com provavelmente outro valor mais caro (ano anterior esteve por volta de 45 reais). E quando chegar de novo os playoffs, você paga outro pacote com outro peço. Somando tudo, você paga mais e tem menos tempo de usufruto, já que a liga da NBA dura 9 meses, enquanto a Serie A dura 10 meses.
Ah, mas aí é injusto comparar com os americanos e com outros esporte, você vai me perguntar. Tudo bem, então vamos comparar com o Premiere, do Brasileirão.
Até o mês de Julho de 2018, o sistema contava com 2 pacotes: O só TV e o TV/internet. O primeiro sai por volta de 69 reais e o segundo por volta de 100. A partir de agosto, passaram a disponibilizar o pacote só internet, com o valor de 79,90 por mês. Relembrando, o Serie A Pass você paga 36 reais por mês.
Aí você me informa: no Premiere tem Serie A e B e no italiano só 1 campeonato. Tudo bem: 79,90 divido por 2 = 39,95. Ainda sim mais caro.
E agora a diferença que pesa: No Premiere você só assiste o jogo do seu time "ao vivo". Acabou o jogo, ou você corre atrás de alguma reprise no canal premiere ou vai ter que buscar os melhores momentos no youtube ou no site do globoesporte.com, já que eles também não disponibilizam compactos nem melhores momentos.
Assim, comparando ambos na balança, o Serie A Pass possui melhor custo-benefício.
E a TV, como fica?
Claro que para quem já paga TV a cabo e Premiere, ter mais um gasto com outro serviço é muito ruim, ainda mais na crise que estamos, onde precisamos cortar gastos. Porém, essa é a tendência para os próximos anos. Cada vez mais o streaming de esportes, sejam pagos ou gratuitos, acontecendo e essas empresas de TV, migrando para o meio web. Além dos esportes americanos, como NFL, NBA e MLB, temos como exemplos a MotoGP, a Formula 1, a FIVB, e agora o Facebook, investindo com a compra da Liga dos Campeões, e a Serie A TIM.
Essa é a tendência, pois, cada vez mais, nós espectadores, precisamos das coisas ao nosso tempo, principalmente conteúdo de entretenimento. Então, futuramente, quem apostar cada vez mais em entregar para seu cliente o produto para que ele desfrute quando, onde e como quiser, vai se dar bem. E a Serie A TIM deu esse passo. Mas, numa próxima, quem sabe, falaremos mais sobre isso.
Me ensina como cancelar por favor
ResponderExcluirOlá Rodrigo, obrigado por visitar meu blog. Acho que essa pergunta deve ser feita diretamente lá no site do Serie A Pass. Valeu
Excluir